sábado, 14 de janeiro de 2012

Impressões sobre alimentação em Minas I

Alceu Amoroso Lima saudou a sobriedade mineira em um artigo de 1945, afirmando que "o mineiro come pouco e come da comida mais simples possível", de tal modo que "a cozinha e a adega mineiras seriam consideradas com desprêzo pelos gourmets". Ainda afirmou que "a mesa é sempre um acessório", em Minas, por isso que, no fundo, o homem mineiro a despreza, "com a sua vocação irresistível para a predominância do espírito".
Em referência aos mineiros faz-se necessário afirmar que trata-se do conjunto de habitantes do estado de Minas Gerais, tanto os do passado quanto os do presente. De uma maneira geral, podemos afirmar que o mineiro é sóbrio no hábito de comer. Mas, isto seria a característica de todo brasileiro, como afirmou Dante da Costa quando apontou o contraste que havia entre o sensualismo alimentar dos portugueses; segundo ele "considerado como um dos traços marcantes da cultura lusitana", e a "ausência de interesse anímico dos brasileiros pelo alimento, atitude quase de ausência daquele sensualismo, tão facilmente observável entre as camadas populares do Brasil". Alimentar-se bem pode ser uma herança lusitana, mais aplicada às classes mais abastadas. As camadas populares, tanto de lá quanto daqui se alimentavam muito mal.

Agora duas receitas tradicionais.


Vaca Atolada.

Dizem que o nome desse prato deve-se a sua aparência, quando pronto, lembra a imagem do gado, que atravessava o território mineiro, atolado nos brejos das trilhas dos tropeiros. Mas, vamos ao prato.

2 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 kg de costelas de vaca
1 kg de mandioca
3 gotas de pimenta malagueta
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de Tempero Mineiro
1 tomate grande

Tempere as costelas de vaca (partidas em pedaços). Refogue-as no óleo até corar. Pingue água até cozinhar. Acrescente a mandioca aos pedaços (previamente descascadas, lavadas e escorridas) e o tomate. Quando a mandioca estiver quase cozida, acrescente as cebolas em rodelas. Deixe ferver mais um pouco até cozinhar. Disponha em uma travessa com as costelas por baixo e as mandiocas e as cebolas por cima.

P.S: Tempero Mineiro - cebola, alho, cebolinha verde, pimentões verdes, sal e salsa, batidos no liquidificador.


Pão de Queijo

200 ml de leite
200ml de água
100 ml de óleo
1 kg de polvilho azedo
1 colher de sobremesa de sal
6 ovos batidos ligeiramente, um a um.
800 gr de queijo meia cura ou parmesão ralado

Ferver o leite com a água, o óleo e o sal. Escaldar o polvilho e deixar esfriar um pouco. Juntar os ovos, um de cada vez, amassando bem. Misturar o queijo e amassar mais. Deixe gelar por 2 horas. Retire da geladeira e faça pequenas bolinhas e colocar em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno a 180 graus centígrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário