domingo, 5 de agosto de 2012

Cornish Pasty - Pastel da Cornuália

Pelo próprio nome, podemos perceber que este salgado originou-se na região da Cornualia, condado que ocupa o extremo sudoeste da Inglaterra, local preferido de férias do Príncipe Charles. Trata-se de uma espécie de pastel, foi considerado alimento tradicional e regional dos trabalhadores locais;  hoje tornou-se um produto comum, consumido por todas as classes. De fácil transporte, historicamente era consumido no almoço pelos mineiros de estanho e cobre da região. Determinada lenda conta que a massa grossa e ondulada, que caracteriza a iguaria, cabia perfeitamente na mão dos mineiros. Conta-se ainda que as esposas marcavam as iniciais dos maridos na massa, ao preparar o pastel.
No entanto, existem variações no formato do pastel, geralmente são ovais ou semicirculares e preparados com massa "podre", quebradiça, semelhante à empada  ou à tradicinal massa de torta norte-americana. Os mais comuns são recheados com carne, geralmente pá ou acém picados(não moídos), cebola e batata, temperados somente com sal e uma dose generosa de pimenta. Existem outras variações do recheio como: queijo com batata, queijo com alho-poró e ovos com bacon. Os ingredientes do recheio devem ser colocados crus, a massa é fechada e assada. O cornish pasty deve ser consumido assim que sair do forno.

Abaixo a receita:

Cornish Pasty - rende 6 pasteis

Ingredientes para a massa

450 g de farinha branca
uma grande pitada de sal
100 g de manteiga sem sal previamente congelada
100 g de gordura animal previamente congelada
cerca de 200 ml de água gelada

Ingredientes para o recheio

200g de bata (cerca de 6 de tamanho pequeno a médio)
200 g de pedacinhos de carne (no livro diz lean beef skirt, pelo que entendi é um pedaço de carne que tem fibras em um única direção)
1 cebola pequena descascada (obviamente, mas está escrito no livro) e cortada pela metada.
100 g de Swede (espécie de nabo) com sal e pimenta
ovos batidos para pincelar
2 formas cobertas com papel manteiga.

 Modo de preparo

Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Rale a gordura congelada dentro da tigela. Misture até grudar na farinha depois despeje a água gelada  para dar liga- você deve sentir macia mas não grudent. Com suas mãos, amassse e faça uma bolinha, enrole no plástico film e coloque na geladeira por 30 min. Enquanto isso prepare o recheio.
Descasque as batatas e corte em pedaços pequenos do tamanho de uma moeda de 50 centavos de real, ou de 1 euro, ou 1 libra!! E mantenha dentro de uma bacia com água gelada até quando for usar. Estou vendo que se a gente tivesse uma câmara fria em casa, como aquelas de açougues, a receita ia mandar fazer a massa lá dentro!! Bom, continuando, remova os pedaçinho de gordura e nervo da carne, mas deixe um pouquinho de gordura para manter saboroso e úmido, depois corte em pedacinho do tamanho do tamanho da sua unha do dedinho (estou só traduzindo! hahaha). Core as cebolas  e o nabo um pouco do mesmo tamanho que as batatas, mas um pouco mais finos.

Aqueça o forno a 220 graus. Divida a massa em 6  pedaços iguais. Faça uma bolinha com cada um, depois abra de modo que fiquei um círculo de 14 cm. Se o círculo ficar maior e torto corte as beiradas para deixar a forma exata. Em uma das metades do círculo da massa (veja a figura abaixo), coloque uma camada de de cebola picada, cubra com uma camada de nabo, polvilhe sal e pimenta. Coloque um pouco de carne por cima de forma uniforme. Polvilhe sal e pimenta e cubra com batatas e espalhe apenas pimenta, sal não, para previnir que a massa fique amarga.

 Molhe as bordas da passa e feche. Enrole as bordas para selar começando do centro para as pontas. Coloque o pastel na forma e pincele com ovos batidos. Asse por 15 min a 220 graus. Depois abaixe para 180 por mais 15 min e desligue o forno, mas deixe os pastéis por mais 15 min. Antes de comer, deixe fora do forno por 5-10 min, antes de consumi-lo.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Sergio. Este artigo foi resultado d uma coleta d informações que fiz e adaptei. Desculpe a demora em responder. Em breve retomarei o blog com novas histórias.

      Excluir
  2. Esse pastel é tradicional na minha família.. .A receita está certinha, dica, a gordura animal é a banha. Divirta-se é maravilhoso ( mais ainda no dia seguinte ).

    ResponderExcluir
  3. fiz meu trabalho de inglês mas o modo de preparo é emorme e não vai dar nas linhas então vou resumir metade porque é muito grande...

    ResponderExcluir
  4. Mas a comida deve ser muito boa😋😋😋

    ResponderExcluir