sexta-feira, 10 de abril de 2015

O Sagrado do Oriente: O Arroz

O arroz  foi uma das primeiras culturas agrícolas do homem, há cerca de 5000 anos. Ainda que haja a crença de que sua origem tenha se dado na China, acredita-se que o arroz tenha surgido mais ou menos ao mesmo tempo tanto na Ásia como na África e na América.
Contudo, foi no Oriente que se encontraram os registros mais antigos a respeito da presença do arroz. Assim, há mais de 50 séculos, durante o Império do Meio, na China, o arroz  já desempenhava papel vital na alimentação das pessoas. Já os antigos povos do Mediterrâneo provavelmente desconheciam por completo a existência do arroz. A Bíblia não faz nenhuma alusão a ele, nem os papiros ou monumentos dos antigos egípcios, ou os escritos gregos. Quanto aos romanos, apesar de já terem conhecimento do arroz antes disso, parece que só tomaram contato com ele após o ano 100 d.C. Mesmo assim, tratava-se de um alimento tão caro que apenas os mais ricos tinham acesso a ele. E muito raramente.
A difusão efetiva do arroz pela Europa, e daí para todo mundo, parece ter se dado pelas mãos dos árabes quando de sua expansão pela Península Ibérica. O arroz se espalhou por campos do sul da Europa, embora isso tenha demorado muito a acontecer, uma vez que a planta requer uma série de condições básicas, como, em geral,terras pantanosas e constantemente irrigadas e clima úmido. Condições raras na Europa, ma snão nas Américas Intertropicais. Por isso, quando trazido para a América(provavelmente em 1694, na Carolina do Sul, Estados Unidos), o arroz se adaptou melhor e é hoje uma cultura que se encontra em inúmeros países do continente.
Mas, não é apenas na alimentação que o arroz desempenha um papel de vital importância para o homem. Na China, há a crença de que o arroz até tenha uma alma. Também, não era para menos; lá o arroz é o principal sustento das pessoas, tendo o mesmo significado simbólico que o pão tem para os ocidentais. No Japão, existe o saquê, bebida fermentada à base de arroz. O risoto é, hoje, um dos principais pratos da culinária italiana. E, nos casamentos,  grãos de arroz são atirados em direção aos noivos, para lhes desejar todo tipo de felicidades.

Uma receita diferente! :)

Bolo de Arroz

1 prato fundo de fubá de arroz
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 xícara de leite
1 colher(chá) de bicarbonato em pó
2 xícaras(chá) de açúcar
1 pires ou 100gr de queijo minas curado ralado
2 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
Erva doce ou canela a gosto (opcional)

Modo de Fazer

Escalde o fubá de arroz com o óleo bem  quente
Acrescente o açúcar
Mexa e acrescente os ovos
Mexa até amassa ficar bem lisa
Coloque o leite e o bicarbonato, o queijo ralado, a farinha de trigo e, por último, o fermento.
Ponha para assar em formas para empada ou em forma grande para empadão, untadas com manteiga.
Asse em forno pré-aquecido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário