domingo, 8 de janeiro de 2012

Festas VI

Festa dos Merendeiros, em Santo Isidoro

No Domingo seguinte à celebração da Páscoa, o povoado de Santo Isidoro, no Concelho de Mafra, celebra a Festa dos Merendeiros, em honra a Santo Isidoro. Esta tradição festiva esta ligada a uma lenda, na qual o cenário histórico remonta ao início do século XVIII, por conta de uma terrível seca. As sementes, mirradas ou "gelhas", no dizer local eram impróprias para o período de semeadura. Mesmo assim, os camponeses semearam os pequenos grãos de trigo, sob promessa ao seu padroeiro de que se essas sementes germinassem e dessem uma boa colheita, fariam uma festa e ofereceriam a cada pessoa um merendeiro. A colheita foi boa e o povo, agradecido, cumpriu a sua promessa.

Vejamos o que diz Manuel Gandra sobre a criação da Festa:

Nos primeiros anos cada lavrador-mordomo cozia os próprios merendeiros (pãezinhos com cerca de 250g) que constituiam a antiga oferenda, transportando-os para a igreja num carro de bois engalanado, diz-se com chocalhos. Uma vez chegado à morada do santo, onde os merendeiros haviam de ser bentos, rodeava-a três vezes. O ponto alto da festa era, e ainda continua a ser, atingido mquando chega o momento dos merendeiros serem distribuídos pelos que acorrem ao local. O ofertório (...) em louvor da abundância e da saúde (....) a todos quantos se encontram no recinto do adro da igreja (consiste) de um pão que lhes é entregue pelos mordomos (hoje já são lavradores). O cereal cozido e bento, é constituído, assim, durante um ano, em profilactico contra as doenças (...) o pão bento será tanto mais benfazejo quanto menos bolor criar durante o ano a que respeita. (Gandra: 1998).

Esta festa revela a associação entre o sagrado e o pão (benzido), alimento simbólico por excelencia, logo pelo papel central nas dietas populares. O significado da promessa, garantia de abundância, projeta-se também, através do merendeiro, portador de poderes curativos. A Festa dos Merendeiros continua a atrair milhares de pessoas. A sua organização fica sob a responsabilidade de uma comissão escolhida anualmente e conta com os apoios da Câmara Municipal e da junta de Freguesia de Santo Isidoro.

Agora as receitas :-)

Bolo Finto (Mafra)

Toma-se 1kg de farinha, abrindo-se uma cova no centro, na qual se colocam 250gr de massa de pão. Mistura-se aos poucos 250ml de leite, 125gr de manteiga derretida e 2 gemas. Depois junte 400gr de açúcar, 1 colher de chá de erva doce moída, 1 colher de chá de canela, sal e, se necessário, água. É importante que a massa fique bem consistente, deixando-a descansar e crescer coberta com um pano. Tendo crescido, estende-se a massa e faça em forma de ferradura, unte com banha e leve ao forno(fogo alto) em tabuleiros polvilhados com farinha.

P.S: Receita adaptada de Manuel J. Gandra. Sabores, cheiros e comeres de Mafra. Tradição e modernidade. Ericeira: Mar de Letras, 1998.

Carne de Porco às Mercês-Richoa

Carne d eporco picada
Alho
Vinho branco
Sal
Colorau
Louro
Banha

Tempere a carne de véspera com alho picado, colorau, louro, sal e vinho branco. No dia seguinte frite a carne em banha numa frigideira. Sirva-a com batatas fritas, azeitonas e pão saloio.

P.S: Receita adaptada de Carta Gastronômica do Concelho de Sintra.

Bom Apetite! Por hoje é só :-)

Um comentário:

  1. vou ficar consumidora assídua de carne de porco com essas receitinhas! :)

    ResponderExcluir