terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A mandioca, o milho e os preços altos nas Minas Gerais .

A mandioca era o principal alimento da região das minas; era o principal sustento e o pão diário dos habitantes da região. Em seguida vinha o milho,a grande dádiva alimentar do continente americano. Um anônimo, na primeira década do século XVIII, dissertou a respeito das "muitas comidas que se fazem do milho": pipocas, curau, pamonhas, farinha, cuscuz, biscoitos, bolos, cerveja de milho verde, agurdente, canjica que "os ricos comem por gôsto e os pobres por necessidade". O fubá servia principalmente para fazer o angu dos escravos, cozido em grandes quantidades em tachos de água quente.
O jesuíta Antonil-Andreoni, em sua obra Cultura e opulência do Brasil por sua drogas e minas, apresenta alguns dados comparativos de preços de detrminados artigos em São Paulo e nas regiões das Minas, no início do século XVIII. Logo, um alqueire de farinha que em São Paulo cobrava-se 640 reis, nas minas cobrava-se 43.000 réis; uma libra de açúcar, 120 réis, em S~~ao Paulo e 1.200 réis nas minas; uma galinha custava 160 réis em São Paulo, nas minas o preço passava para 4.000 réis; um boi de corte custava 2.000 réis, nas minas 120.000 réis; um escravo negro que poderia valer na costa de 85 a 100.000 réis, nas minas poderia ser negociado por até 6 vezes o valor cobrado na costa.

Agora vamos às receitas:

Galinhada Mineira

250 g de arroz
1 cebola média
2 dentes de alho
1 galinha
1 folha de louro
4 colheres de sopa de óleo
2 pimentões vermelhos picados
3 tomates maduros picados

Corte a galinha pelas juntas. Numa panela grande, coloque o óleo e leve a galinha, até que doure. Junte todos os temperos, refogue bem e vá juntando água, até que a galinha amacie (se usar frango, não é necessário) Junte o arroz, acrescente água fervendo e deixe cozinhar em fogo forte, reduzindo depois, quando estiver secando. Tampe e deixe até estar pronto o arroz.

Tutu de feijão com lingüiça e couve

1/2 Kg de feijão já cozido e temperado
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
1 colher (chá) de tempero caseiro
2 ovos cozidos
1 Kg de toucinho para torresmos
1 Kg de lingüiça

Bata o feijão preparado, com o caldo, no liqüidificador. Com o toucinho, faça os torresmos (fritando em óleo bem quente). Num pouco da gordura dos torresmos, refogue o tempero e adicionar a massa de feijão. Em seguida, mexendo sempre, distribuir lentamente por cima, como chuva, a farinha de mandioca até que fique um pirão mole. Junte o torresmo, os ovos cozidos e a lingüiça. Passar o tutu para uma travessa, guarnecendo-o com couve à mineira e pedaços de lingüiça frita.


Couve à Mineira

2 molhos de couve manteiga;
3 colheres (sopa) de toucinho derretido;
sal.

Tirar as folhas, lavar e retirar delas os talos. Colocá-las umas dentro das outras formando um feixe redondo enrolado com aperto. Com uma faca afiada cortar o mais fino possível. Numa frigideira derreter o toucinho e esquentar bem. Jogar a couve, polvilhar de sal, mexendo rapidamente.

Bolo Cremoso de Milho Verde

2 xícaras de chá de milho verde;
2 xícaras de chá de açúcar;
1 xícara de chá de leite;
1 xícara de chá de leite de coco;
3 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de queijo ralado;
3 ovos inteiros;
5 colheres de sopa de farinha de trigo

Bater todos os ingredientes no liqüidificador, misturar levemente 1 colher de fermento em pó, colocar em forma untada e levar ao forno para assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário