sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Minas e a alimentação no final do século do ouro.

As notícias corriam o mundo sobre o ouro e os diamantes do Brasil, ainda mais coloridas pelas lendas e despertando a imaginação dos estrangeiros. Aqui era o novo Eldorado.Colhia-se ouro nos leitos dos rios e achavam-se diamantes, as vezes grandes, do tamanhod e ovos de pombo, nas enxurradas. A coroa portuguesa não permitia a entrada de estrangeiros, com medo de que descobrissem e lhe arrebatassem as riquezas ocultas no interior da colônia. Foi assim até a chegada do Principe Regente, quando se permitiu a entrada de viajantes ingleses, filhos da nação aliada de Portugal. Logo depois se permitiria a entrada de viajantes e cientistas de outras nações. A província das Geraes era a que mais atraía os estrangeiros. Nas primeiras décadas do século XIX a gricultura foi ocupando o espaço de importância econômica deixado pela mineração. O gado expandiu-se, principalmente no sul de Minas. Exporta-se gado para o Rio de Janeiro. Tem início a industria de laticínios. O leite produzido é de boa qualidade e com ele se fabrica o o famoso "queijo de minas". Ignora-se a fabricação de manteiga e não há a preparação para o fabrico da coalhada. Ao lado do gado cria-se uma grande quantidade de suínos, sobretudo nos distritos do oeste. A carne de porco e o toucinho são consumidos em grande proporção na alimentação das populações de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Agora as receitas :-)

Torresmo

2kg de toucinho de barriga
2 latas de óleo
Sal a gosto
1 cálice de cachaça

Corte o toucinho e cubos. Lavar, secar e temperar com sal e cachaça.
Coloque o óleo numa panela funda e de fuundo grosso, em quantidade suficiente para cobrir os torresmos. Colocar os torresmos e ligar o fogo, mantendo a chama baixa.
deixar cozinhar até branquear. Desligar e deixar esfriar.
Em outra panela aquecer bem o óleo e colocar os torresmos para pururucar.
Uma sugestão: ao retirar, polvilhar com farinha de mandioca por cima.

Canjiquinha com Costelinha

400gr de canjiquinha
1kg de costelinha
1/2kg de linguiça calabresa
1/2 xícara de óleo
2 tomates cortados em cubos
Couve
Cebola, alho, salsa e cebolinha a gosto
Caldo de carne
sal e pimenta malagueta a gosto

Deixar a canjiquinha de molho por aproximadamente 2 horas. Cozinhe em água abundante e reserve.
Cortar a costelinha em pedaços. Temperar com sal, alho e cebolas picados e a pimenta malagueta. Aquecer o óleo e fritar a costelinha. Quando estiver quase frita acrescentar a linguiça calabresa e mexer até que as duas fiquem douradas. Acrescentar os tomates picados em cubos, colocar a canjiquinha cozida e a água em que foi cozida. Se necessário, acrescentar um pouco de água quente. Prove o tempero e corrija, se necessário.
Picar a couve bem fina e colocar por cima. Decorar com salsinha e cebolinha picadas.

Bom apetite :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário