segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As refeições e os seus horários - o olhar de um viajante em Minas no século XIX

O naturalista alemão Hermann Burmeister, em 1851, deixou algumas impressões sobre sua passagem em Minas Gerais. Perto de Lagoa Santa, solicitou um agasalho numa venda, foi acomodado num estábulo, no qual estenderam um couro de boi no chão e colocaram em cima um colchão e um lençol limpo. Sentado em um caixote, único móvel da venda, aguardou o jantar, que foi servido de pé, justamente por não haver cadeiras. A refeição, segundo o viajante, foi a providencial galinha com arroz.
Em seu relato spobre a passagem por Ouro Preto, Mariana e outras cidades coloniais, Burmeister fez um diário sobre a dietética e o horário das refeições, relatando minuciosamente os hábitos alimentares das Minas. Informava o naturalista alemão:
Às dez, almôço: feijão, angu, carne sêca, farinha, toucinho, couve, arroz, às vezes frango. Comia-se à vontade, misturando-se tudo num só prato, como ainda hoje se faz comumente. Entre 3 e 4 horas, repetia-se a mesma refeição, com provisões frescas. Bebia-se água ao comer e um pouco de aguardente, tomando-se ao final uma xícara de café. Certas famílias faziam uma terceira refeição entre as 7 e as 8 horas da noite, mas isto já não fazia parte do costume geral. Nesta colação serviam-se pratos mais leves, como canjica com leite e açúcar, chá de laranja com leite, no qual se deitava o biscoito ou um bôlo mais fino, como o pão-de-ló, ou pão-de-milho. Achou muito agradável o chá de laranja. Como havia observado na antiga Vila Rica, Mariana e outras cidades da Província, que havia percorrido.

Hoje a História foi curta. Foi somente um aperitivo para as receitas :D. Vamos a elas :-))

Arroz Tropeiro

½ xícara de chá de gordura
1 tablete de caldo de galinha
Pimenta-do-reino a gosto
1 cabeça de cebola roxa
1 quilo de carne de sol
½ cabeça de alho
Salsa a gosto
1 kg de arroz
4 tomates

Picar a carne em tiras finas e apertar na gordura com o alho. Colocar um pouco de água e deixar cozinhar por uns 10 minutos. Picar o tomate, a cebola e a salsa, tudo bem pequeno e reservar. Depois que a água ferver, apertar o arroz junto com a carne. Colocar os temperos e o caldo de galinha junto com a água fervendo. Nâo deixar secar muito, o ponto é meio mole.


Arroz com Galinha

3 colheres de sopa de corante
1 lata de massa de tomate grande
250 gramas de azeitona verde
1 e ½ kg de tomate picado
1 kg de cebola roxa picada
1 pimentão verde picado
1 galinha caipira gorda
1 lata de ervilha
2 copos de óleo
1 maço de salsinha
2 maços de cebolinha
tempero
1 copo de molho inglês
4 cubos de caldo de galinha

Fritar a gordura da galinha no óleo. Tirar o torresmo e refogar a galinha. Colocar o tempero, um pouco de corante e metade dos ingredientes picados. Acrescentar água. Deixar ferver. Depois da primeira fervura, colocar um pouco de massa de tomate. Tirar os melhores pedaços da galinha e separar. Os pedaços menos nobres ficam na panela para engrossar o caldo. Juntar ao caldo os outros ingredientes picados e o arroz, que deve ser lavado apenas duas vezes para não perder a goma. Por um pouco do molho mais dois cubos de caldo de galinha e água para o arroz cozinhar. Juntar os melhores pedaços da galinha ao arroz. Acrescentar mais um pouco de molho. Por também pedaços do pimentão, azeitona e o molho inglês. Mexer sempre para não deixar o arroz grudar. Acrescentar tomate, cebola, ervilha, pimentão e o resto da massa de tomate. Por mais um pouco de água para o arroz acabar de cozinhar. Terminar o molho aproveitando o que sobrou dos ingredientes picados. Por último, colocar a salsa e a cebolinha na panela.


Arroz de Vila Rica

1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
100 gr de toucinho defumado picado
1 galinha grande cortada pelas juntas
1 pimenta vermelha picada
2 cebolas bem picadas
½ maço de cheiro-verde
3 cenouras bem cortadas
2 cravos da Índia inteiros
Sal e pimenta do reino
1 folha de louro
Água fervente

Fritar o toucinho até soltar a gordura. Juntar a galinha cortada, previamente temperada com sal e pimenta do reino, e deixar dourar. Cobrir com água quente e adicionar a cebola, o cheiro-verde, as cenouras, os cravos, e a folha de louro. Abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando. Quando a galinha estiver quase cozida, acrescentar o arroz e deixar cozinhar até ficar macio ou seque a água. O arroz não deve ficar muito solto.


Bolo de Carne com Banana e Queijo Minas

1 colher de sopa de manteiga
100 gr de toucinho
½ xícara de chá de miolo de pão
½ kg de carne moída (moer junto 100 gramas de pernil);
200 gr de queijo minas
Sal e pimenta a gosto
3 dentes de alho
Cheiro verde a gosto
Caldo de meio limão
8 tomates
8 bananas
1 cebola
Louro
1 ovo

Fazer um molho com alho socado sal limão, louro, pimenta e cheiro verde. Colocar a carne neste molho e deixar descansar por 5 horas. Deixar o pão de molho no leite. Moer junto o toucinho e a cebola. Juntar o pão embebido no leite e o ovo batido. Colocar a carne em uma forma untada com manteiga. Cobrir a carne com o molho feito com pão e toucinho, cheiro verde e o ovo batido. Levar ao forno regando o bolo de carne com água ou caldo de carne uma vez ou outra. Cortar os tomates em quatro, as bananas de comprido também em quatro e o queijo de minas em fatias finas. Servir quente.


Casamento Mineiro

Massa - 1ª etapa:
50 gr de fermento biológico fresco
350 gr de farinha de trigo
300ml de óleo de soja
300ml de água
300ml de leite

Massa - 2ª etapa:
20 gr de fermento biológico seco
700 gr de polpa de milho verde
300 gr de açúcar refinado
2 e ½ kg de farinha de trigo
400 gr de leite em pó
100 gr de margarina
30 gr de sal
500ml de leite
5 ovos

Recheio:
1 kg de queijo minas em cubos
1 kg de goiabada em cubos

Cobertura:
100 gr de queijo parmesão ralado
100 gr de fubá de milho
100 gr de leite em pó

Massa - 1ª etapa:
Misturar todos os ingredientes em um recipiente até obter uma massa líquida. Reservar por 30 minutos, coberta com plástico.

Massa - 2ª etapa:
Misturar todos os ingredientes, exceto a farinha. Após, acrescentar a 1ª etapa e bater por 5 minutos, adicionando a farinha até obter uma massa em ponto de véu. Dividir a massa em porções e reservar.

Montagem:
Abrir a massa em formato de círculos e colocar o recheio. Fechar, bolear e passar todo pão na cobertura. Colocar em assadeiras untadas. Deixar crescer por 1h30. Após levar para forno sob temperatura de 180ºC por 20 minutos.

Cobertura:
Misturar todos os ingredientes e reservar.


Canjica Caipira

3 a 4 pedaços de canela em casca
2 litros de leite de vaca
1 coco bem grande
4 cravos da índia
1 kg de canjica
Açúcar a gosto
Canela em pó

Deixar a canjica de molho a noite inteira. Lavar bem e colocar em uma panelagrande. Cobrir com água fresca, juntar os cravos e a canela e levar ao fogo brando para cozinhar (essa água deve ser abundante para que todo o milho cozinhar por igual). Ralar o coco, reservar uma xícara e retirar todo o leite do restante e reservar em separado. Quando a canjica estiver quase cozida, começar a pôr leite. Adicionar açúcar a gosto e o leite de côco. Deixar continuar a ferver brandamente, mexendo sem parar, e vá juntando o resto do leite, ainda aos pouquinhos. Quando a canjica estiver bem cozida, com o caldo grossinho, juntar o coco ralado. Mexa rapidamente, deixar ferver ainda por uns 3 minutos e retirar do fogo. Pode servir quente ou fria.


Mineiro de Botas

3 colheres de sopa de Manteiga sem Sal
1 xícara de chá de Doce de Leite
200 gr de queijo minas fresco fatiado
8 bananas nanica maduras
canela em pó a gosto

Levar ao fogo uma frigideira grande com a manteiga e as bananas, virando-as, até que fiquem bem douradas. Aquecer o forno com temperatura quente (200ºC). Colocar as bananas num refratário, cobrir com o queijo e espalhe o doce de leite. Polvihar com a canela e levar ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos (ou até o queijo derreter). Servir quente ou morno.

Mineiro com Botas

1 kg de queijo de minas meia-cura
100 gr de farinha de trigo
100 ml de mel de abelhas puro
1 dúzia de bananas da terra
500 ml de óleo para fritura
150 ml de leite
Canela em pó
2 ovos

Cortar o queijo em fatias de 1 cm de espessura. Preparar uma massa com a farinha, o leite e os ovos. Empanar as fatias de queijo e fritar em banho de óleo quente. Fatiar e fritar as bananas em frigideira. Montar em recipiente próprio as camadas de queijo, banana e mel. Terminar com queijo. Salpicar com canela em pó. Levar para gratinar. Servir quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário